Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo

Mensagem do Presidente do Governo Regional da Madeira

 

O Arquipélago da Madeira assumiu um papel de referência na expansão marítima portuguesa, nos séculos XV e XVI. A sua posição geoestratégica fez com que a conquista de novos mundos se iniciasse nestas ilhas, rumo a uma globalização que marcou, inequivocamente, o paradigma socioeconómico local, do país e do mundo.

 

As indústrias do açúcar, do vinho, do bordado e até a atividade turística, na sua génese, remontam a este período áureo de uma história que ainda hoje se mantém viva, precisamente porque somos uma terra que não esquece as suas origens. Que, pelo contrário, parte delas para afirmar a sua abertura ao exterior. Para fazer valer a sua diferença e a sua capacidade de integração, aprendizagem e fraternidade, entre os diferentes povos.

 

Celebrar os 600 anos do Descobrimento das nossas ilhas é comemorar uma história que diariamente se reescreve, na base de um passado que ajuda a projetar o futuro.

 

Nesta celebração conjunta, cada madeirense e porto-santense é chamado a dar o seu contributo e a realizar, neste pequeno mas único território, a portugalidade que sempre nos fez e faz maiores.

 

 

O Presidente do Governo Regional da Madeira

Miguel Filipe Machado de Albuquerque

 

 

Agenda
Ver Eventos Anteriores
Lançamento da emissão filatélica dos CTT sobre os 600 anos do Descobrimento da Ilha do Porto Santo
Porto Santo
Notícias
  • TAP prepara acção com a Madeira

    No âmbito dos 600 anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo, o CEO da TAP, Antonoaldo Neves, assinou ontem um protocolo estratégico entre a TAP e o Governo Regional da Madeira.

  • Protocolo assinado com a TAP

    O conselho de Administração da TAP esteve reunido ontem na Madeira onde foi celebrado o protocolo entre o Governo Regional e aquela transportadora aérea.

  • Madeira assina protocolo com a TAP

    O protocolo tem o propósito de assegurar o desenvolvimento de ações conjuntas no contexto das Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e Porto Santo.