Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo

Mensagem do Presidente do Governo Regional da Madeira

 

O Arquipélago da Madeira assumiu um papel de referência na expansão marítima portuguesa, nos séculos XV e XVI. A sua posição geoestratégica fez com que a conquista de novos mundos se iniciasse nestas ilhas, rumo a uma globalização que marcou, inequivocamente, o paradigma socioeconómico local, do país e do mundo.

 

As indústrias do açúcar, do vinho, do bordado e até a atividade turística, na sua génese, remontam a este período áureo de uma história que ainda hoje se mantém viva, precisamente porque somos uma terra que não esquece as suas origens. Que, pelo contrário, parte delas para afirmar a sua abertura ao exterior. Para fazer valer a sua diferença e a sua capacidade de integração, aprendizagem e fraternidade, entre os diferentes povos.

 

Celebrar os 600 anos do Descobrimento das nossas ilhas é comemorar uma história que diariamente se reescreve, na base de um passado que ajuda a projetar o futuro.

 

Nesta celebração conjunta, cada madeirense e porto-santense é chamado a dar o seu contributo e a realizar, neste pequeno mas único território, a portugalidade que sempre nos fez e faz maiores.

 

 

O Presidente do Governo Regional da Madeira

Miguel Filipe Machado de Albuquerque

 

 

Agenda
Ver Eventos Anteriores
Lançamento da emissão filatélica dos CTT sobre os 600 anos do Descobrimento da Ilha do Porto Santo
Porto Santo
8 JUNHO 2018

Madeira a Cantar

Apresentada a proposta na participação ativa de toda a população nas Comemorações dos 600 Anos.

Promover talentos e de forma descentralizada, é o principal objetivo deste programa que irá envolver os 11 concelhos e culmina com a Grande Gala a 27 de abril de 2019.
Neste momento decorre a fase das candidaturas no concelho de São Vicente, e que se prolonga até 21 deste mês de junho.
Para a Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço o programa Madeira a Cantar atinge o seu propósito : valorização do que de melhor se faz na Região, assim como incentivo a que cada vez mais a população descubra as suas vocações e contribuam para afirmar e enriquecer , a imagem da Madeira e a oferta cultural.
Todos os participantes receberão troféus e para a Grande Final, o valor para o primeiro prémio é de 5 mil euros.


As inscrições podem ser feitas online, através do site www.madeira600.pt ou email madeiraacantar@gmail.com assim como através dos endereços:
DRC- Rua dos Ferreiros, 165
Posto de Informação Turística, Avenida Arriaga, nº 16