Comemorações dos 600 anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo
Mensagem do Presidente do Governo Regional da Madeira
O Arquipélago da Madeira assumiu um papel de referência na expansão marítima portuguesa, nos séculos XV e XVI. A sua posição geoestratégica fez com que a conquista de novos mundos se iniciasse nestas ilhas, rumo a uma globalização que marcou, inequivocamente, o paradigma socioeconómico local, do país e do mundo.
As indústrias do açúcar, do vinho, do bordado e até a atividade turística, na sua génese, remontam a este período áureo de uma história que ainda hoje se mantém viva, precisamente porque somos uma terra que não esquece as suas origens. Que, pelo contrário, parte delas para afirmar a sua abertura ao exterior. Para fazer valer a sua diferença e a sua capacidade de integração, aprendizagem e fraternidade, entre os diferentes povos.
Celebrar os 600 anos do Descobrimento das nossas ilhas é comemorar uma história que diariamente se reescreve, na base de um passado que ajuda a projetar o futuro.
Nesta celebração conjunta, cada madeirense e porto-santense é chamado a dar o seu contributo e a realizar, neste pequeno mas único território, a portugalidade que sempre nos fez e faz maiores.
O Presidente do Governo Regional da Madeira
Miguel Filipe Machado de Albuquerque