O teleférico parte do jardim do Almirante Reis, encontra-se perfeitamente integrado na Zona Velha da Cidade. A Estação do Monte situa-se num cenário verdadeiramente encantador.
Do antigo comboio a vapor ao mais sofisticado teleférico dos nossos dias, o Funchal encontra-se novamente ligado à exuberante beleza do Monte.
Esta é uma forma inovadora de revelar a beleza secreta da Madeira, de uma forma confortável e sem poluir o meio ambiente. Sim, já é possível 'voar' sobre as maravilhosas paisagens da Madeira!
O percurso inclinado, feito em cerca de 15 minutos, tem 3 173 m de comprimento e vence um desnível de 560 m. As 39 cabines, de 8 lugares sentados cada uma, poderão transportar 800 pessoas por hora, e a velocidade reduzida nas estações faz com que o embarque e o desembarque de passageiros com alguma dificuldade motora se torne acessível.
Nos primórdios do século XX, o comboio a vapor efetuava as suas primeiras viagens, com os primeiros turistas, pelas encostas do Monte transformando esta viagem numa experiência memorável. Agora, passados quase 100 anos, é a vez do teleférico refazer o percurso do velho comboio a vapor.