Em 1622, António Dantas fez edificar a pequena capela de Nª Srª da Penha de França no sítio dos Ilhéus, que foi reconstruída em 1712 e ampliada pouco depois de 1880.
A capela de Nª Srª da Penha de França é um dos mais belos edifícios religiosos da região. A decoração do portão principal é de fino detalhe e a colocação do púlpito é num plano elevado junto ao arco triunfal. Os materiais que podem ser vistos na capela são cantaria mole e rígida, alvenaria de cantaria regional rebocada e estucada, madeira (carvalho entre outras), amarrações mistas de tirantes de madeira e ferro, talha dourada e pintada, pintura sobre tela e azulejos. Na nave central, vemos um coro alto apoiado nas paredes, com balustrada de madeira torneada assente sobre entablamento pintado.
O arco triunfal é de volta perfeita encimado por um frontão ondulado sobrepujado pelas armas reais. Na capela-mor, retábulo pintado com marmoreado e apontamentos de talha dourada, com tecto em abóbada de estuque pintado sobre cornija inferiormente pintada com panejamentos.