As origens do Bordado Madeira remontam aos primórdios do povoamento do Arquipélago da Madeira, e julga-se que começaram desde logo a ser elaborados pelas fidalgas, como necessidade de decoração de artigos do lar bem como, do vestuário, e ainda por influência dos trabalhos conventuais.
No entanto, foi somente a partir da segunda metade do século XIX que este produto passou a ser reconhecido não só a nível regional e nacional, mas também a nível internacional, já que alguns negociantes ingleses estabelecidos no Funchal exportavam bordados para a Inglaterra.
Com a nova dinâmica que o negócio adquiriu, apareceram as casas de bordado e um interesse cada vez maior por parte de estrangeiros, nomeadamente ingleses, alemães e norte-americanos, fato que contribuiu para uma mudança radical no sector produtivo, na evolução do processo artesanal para o industrial.
Os exportadores especializados no seu comércio, distribuem às bordadeiras o tecido já estampado, trabalho feito pelos desenhadores que depois de trabalhado pelas hábeis mãos das bordadeiras, volta a fábrica onde é verificado, recortado, lavado e engomado, numa sucessão de verificações que terminam com a colocação do selo pelo IVBAM (Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira), garantindo assim a sua qualidade e autenticidade.
Os tecidos utilizados na indústria do bordado Madeira são: o linho, a seda natural, o organdi e o algodão.
Face às varias influências das rendas de Inglaterra, Milão e Bruges julga-se que as mesmas tenham servido de inspiração aos diversos pontos aplicados na execução do Bordado Madeira, nomeadamente o richelieu, o caseado, o arrendado, o ponto de corda, o francês, o garanito, etc.
O Bordado Madeira oferece uma variada gama de peças, que inclui peças de Mesa, Cama, Banho, Roupa de Criança entre outras.
Com cerca de 150 anos de história o processo de produção do Bordado Madeira continua com a mesma autenticidade desde o seu início e calcula-se que atualmente existam na região cerca de 30 empresas produtoras de Bordado Madeira e cerca de 3000 bordadeiras que se dedicam diariamente à arte de Bordar.