10 JULHO 2018

São Vicente escolhe 1º finalista do ‘Madeira a Cantar’

São Vicente é o primeiro dos onze concelhos a acolher o cartaz do concurso de vozes.

O primeiro finalista a subir ao palco, em 2019, na Gala da 1ª Edição do Concurso de Voz/Interpretação Musical ‘Madeira a Cantar’, será apurado no próximo sábado, dia 14 de Julho, em São Vicente, num espectáculo a ter início pelas 21.30 horas, no centro da vila.

São Vicente acaba por ser, assim, o primeiro dos onze concelhos a acolher esta iniciativa, organizada pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura e integrada nas Comemorações alusivas aos 600 Anos do Descobrimento das Ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Temas conhecidos como ‘Fico assim sem você’ (Adriana Calcanhotto), ‘Avião de papel’ e ‘A vida toda’ (Carolina Deslandes), ‘Desfolhada’ (Simone de Oliveira), ‘Chamar a Música’ (Sara Tavares) e ‘Maria do Mar’ (Luísa Sobral) serão, assim, interpretados pelos concorrentes, na disputa do primeiro lugar, numa festa “que se espera participada, entre todos e, particularmente, pela população local”.

E isto porque, conforme explica a directora Regional da Cultura, Teresa Brazão, “o ‘Madeira a Cantar’ é, acima de tudo, uma oportunidade de descoberta, valorização e afirmação das vocações artísticas que, felizmente, existem na nossa comunidade”, acrescentando que “compete ao Governo, no âmbito da sua política cultural, reconhecer e ajudar a projetar esses talentos, dentro e fora da Região”.

“No fundo, pretendemos incentivar o surgimento de novos rostos ligados à expressão musical, quer na Madeira quer no Porto Santo, fazendo com que todos tenham as mesmas oportunidades, independentemente de viverem no Funchal, na Calheta ou em Santana», reforça a directora.

No decorrer desta semana, terão lugar os preparativos para a primeira eliminatória, com ensaios e outras acções que envolverão, no terreno, a equipa da Direcção Regional da Cultura, juntamente com os concorrentes.

Prémios oscilam entre os 500 e os 5.000 euros

Neste momento e depois de São Vicente, será a vez do Porto Moniz escolher o seu representante, decorrendo, neste momento, a fase de candidaturas a este segundo concelho, que podem ser apresentadas por email (através do endereço madeiraacantar@gmail.com) ou presencialmente, nas instalações da DRC, conforme decorre do regulamento estipulado para o concurso.

Recorde-se que, em cada eliminatória, será apurado um concorrente que irá representar o seu concelho na grande final, a ter lugar a 27 de abril de 2019. Altura em que, cada um dos finalistas irá interpretar, com banda ao vivo, a sua música, a fim de apurar a melhor voz da Região.

Haverá uma Comissão de Pré-seleção que irá avaliar os áudios apresentados a concurso. Caberá ao júri das eliminatórias seleccionar, por espectáculo, um vencedor, sendo que, em termos de avaliação, a qualidade vocal, a criatividade interpretativa e a presença em palco surgem como os principais critérios a ter em conta.

Os prémios a serem entregues na Grande Final oscilam entre os 5.000 euros (1º lugar) e os 500 euros (para o 4º até ao 11º lugar).