15 NOVEMBRO 2017

Museu Nacional expõe peças de arte da Madeira dos séculos XV e XVI

Reportagem do Jornal Económico:

 

Exposição 'As Ilhas do Ouro Branco' leva ao Museu Nacional de Arte Antiga pratas e peças de valor incalculável.

Evento marca arranque das comemorações dos 600 anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo.


A exposição ‘As Ilhas do Ouro Branco’ abre ao público esta quarta-feira no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), após uma cerimónia que inauguração que conta, pelas 18h30, com a presença do líder da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Paulo Cafôfo, e do representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto.

Patente ao público até 18 de Março de 2018, a mostra retrata a realidade artística na Madeira dos séculos XV – XVI, dando a conhecer diversas peças do museu ‘A Cidade do Açúcar’. Este evento marca o arranque das comemorações dos 600 anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo.

Entre as peças expostas em Lisboa, consta um pão de açúcar, uma forma de açúcar datada do fim do século XV, várias pratas dos séculos XVI e XVII (areeiro, tinteiro, campainha e salva com pé) e, ainda, duas medidas manuelinas em bronze cinzelado, datadas de 1499.

Estes são artefatos que enriquecem a coleção do museu A Cidade do Açúcar’, tutelado pela Câmara Municipal do Funchal e que reabriu ao público em julho de 2016, após ter si’do destruído pelas inundações do temporal de 20 de fevereiro de 2010. Desde a sua abertura, o espaço museológico já recebeu perto de dez mil visitantes.