14 MARÇO 2018

As Ilhas do Ouro Branco

A exposição “As Ilhas do Ouro Branco, Encomenda Artística na Madeira Séculos XV-XVI” foi inaugurada no dia 15 de novembro de 2017 e marcou o arranque das comemorações dos 600 Anos do achamento das ilhas de Porto Santo e Madeira.

O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, acolhe esta magnífica exposição que pode ser vista até ao dia 30 de março de 2018.

 

A introdução do cultivo da cana-de-açúcar no arquipélago da Madeira, nos finais da primeira metade do século XV, e o desenvolvimento dessa produção em larga escala permitiram a exportação de açúcar para os portos da Flandres, primeiro através de Lisboa, depois diretamente. Aumentou, assim, por toda a Europa, o consumo do «ouro branco», alterando hábitos alimentares e algumas práticas medicinais. Em paralelo, cresceu a importação para o arquipélago de bens destinados a satisfazer as devoções e a definir o estatuto social dos novos grupos populacionais constituídos à sombra dos canaviais e da economia açucareira.

 

Ao longo de uma narrativa que parte do espanto dos primeiros navegadores perante o novo território e prossegue com a evocação do esforço do povoamento e da implantação de estruturas económicas e administrativas no arquipélago, esta exposição dá a conhecer as elites comitentes locais através das suas encomendas – obras de pintura, escultura ou ourivesaria – provenientes da Flandres, do continente e até do Oriente. Numa última sala, expõem-se as mais destacadas obras-primas encomendadas, sintetizando, com particular brilho, a riqueza do património madeirense dos séculos XV e XVI, resultante do esplendor cultural proporcionado pelo ciclo económico do «ouro branco». Marcando o arranque das Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento da Madeira e Porto Santo, esta embaixada cultural do arquipélago em Lisboa é constituída por 86 obras de arte.

 

Esta exposição é comissariada por Frenando António Batista Pereira e Francisco Clode de Sousa.

Mais informações sobre a exposição: http://museudearteantiga.pt/exposicoes/as-ilhas-do-ouro-branco

Paralelamente à exposição está associada a realização de um Ciclo de Conferências, sendo que as próximas realizam-se nos dias 8 de fevereiro e 11 de março, às 18h, nas instalações do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

Mais informações: http://museudearteantiga.pt/investigacao/coloquios-conferencias

Para complementar e proporcionar ao visitante uma informação mais pormenorizada sobre a exposição decorrem também as visitas guiadas e temáticas.

Mais informações: http://museudearteantiga.pt/educacao/atividades-atuais/visitas-orientadas